11 de janeiro de 2016

Coaching

Aprendendo a usar seus dons com a Medusa.

A Medusa, na mitologia grega, era um monstro que quem a olhasse diretamente, era transformado em pedra. Medusa era mortal e foi decapitada pelo herói Perseu. Mas sua estória revela mais coisas para nossas vidas...


Sua história reforça a importância de se usar os dons que recebemos em prol do mundo, e não apenas em prol de nós mesmos.

Medusa usava de sua extraordinária beleza para seduzir, encantar e depois abandonava suas “vítimas”, indo totalmente de encontro com o que pregavam os deuses que diziam “Quanto maior o talento recebido dos deuses, menor será o seu direito de usá-lo em proveito próprio”.

Esta postura da Medusa resultou para ela não apenas a perda de seus dons, mas transformou esses dons em um “castigo”. O que ela tinha de mais lindo passou a representar o que ela fazia de mais perverso para os outros, seus cabelos foram transformados em serpentes revelando a sedução que matava e seus olhos passaram a revelar o gélido que petrificava e congelava.  

Aqui cabem duas reflexões;

  • A responsabilidade que devemos ter frente aos outros e com o uso consciente e responsável dos nossos dons;
  • Somente através do autoconhecimento que conseguimos ser mais fortes e vencer as seduções que existem em nosso dia-a-dia.

Muitas vezes, por medo do desconhecido aliado ao temor de nos arriscarmos ao novo, acabamos por preferir nos deixar ser encantados por quem achamos que conhecemos ou por situações que achamos que são importantes para nós. Hoje, podemos chamar estas situações de Zona de Conforto.

Porém o nobre aprendizado vem quando ultrapassamos nossa área segura. Neste momento quando aprendemos a nos enxergar é que conseguiremos ver o outro.

 

Veja também


- Édipo nos ensina que para sermos verdadeiros é necessário aprendermos a desnudar a nossa alma.
- O que o mito de Narciso pode nos ensinar?
- Coaching no divã. O impacto das ferramentas de Coaching na psicoterapia.
- Seu foco esta na solução ou no problema?
- Você quer melhores resultados da equipe?
Comentários


Logo Reconectar

Vendas, negociação, liderança e coaching