13 de outubro de 2016

Mundo Automotivo

Carro próprio" vai acabar, prevê especialista; estamos prontos?

Carro próprio" vai acabar, prevê especialista; estamos prontos? por JR Caporal


A transformação de uma das maiores indústrias do mundo está logo aí. A posse do carro vai mudar e, quando isso acontecer, será um dos deslocamentos mais monumentais de riqueza que a economia mundial já viu.

Talvez o caminho para o segmento automotivo e da mobilidade será o de, ao invés de se concentrar no veículo ou no serviço como foco da marca, tornar-se fornecedor de uma máquina de branding -- uma ideia, uma solução que alavanca a marca. Nesse aspecto, carro será a plataforma na qual esta oportunidade se baseia.

Especialistas da indústria automotiva dizem que Tesla, Google e Apple serão as próximas empresas dominantes da mobilidade no mundo. E que Uber, Lyft, Gett e Didi significarão o fim da posse do carro tradicional como conhecemos.

Também dizem que os concessionários de veículos irão acabar nas mãos de sites de compra online, como Beepi, Carvana, Vroom e Shift. No entanto, vendas de veículos nos Estados Unidos estão nos maiores níveis de todos os tempos.

Consumo em alta... e financiado

Para colocar isso em perspectiva, os saldos de financiamento de veículos naquele país totalizam mais de US$ 106 trilhões (R$ 340 trilhões) em 2016. E olha que esse número não inclui o enorme mercado de leasing. Como no Brasil, os braços financeiros das montadoras nos EUA são conhecidos como bancos de varejo. 

No Brasil, a crise nas vendas é, na verdade, uma crise de financiamento. A escassez de crédito (a maioria dos tomadores tem alguma restrição) e os juros altos tornam difícil a negociação, agravada pela falta de confiança do consumidor no futuro da economia.

A China é exceção, um gigante onde só 26% dos veículos são financiados. Esse número era bem menor há alguns anos, o que significa que a direção é a mesma. 

Apesar de todo o discurso questionando (ou mesmo condenando) o papel do carro na sociedade contemporânea, a "geração Y" está comprando mais automóveis do que nunca. E as vendas, em todo o mundo, estão intrinsecamente ligadas ao mercado de financiamento.

Sem produtos de financiamento individuais, as vendas não acontecem.

Daniel Mears/AP
Barack Obama já deu sinal verde e incentivos para carros inteligentes nos EUA

 

Futuro autônomo... e compartilhado

Outro ponto de debate é o aparecimento da tecnologia de condução autônoma. Uber e Lyft querem carros que dirigem sozinhos para substituir seus motoristas o mais rápido possível. Gigantes como Volvo, General Motors e Apple têm gastado agressivamente para posicionar-se no cenário de mobilidade autônoma.

O programa "Drive Me", apoiado pelo governo sueco, é um bom exemplo desse cenário. Trata-se de um amplo modelo de mobilidade sustentável por meio de carros autônomos, que reúne Volvo, Agência Sueca de Transportes, Lindholmen Science Park (centro de pesquisas especializado, entre outros temas, em carros inteligentes) e a cidade de Gotemburgo.

O Grupo PSA também tem se posicionado como um importante ator mundial no campo dos veículos autônomos, onde já roda com protótipos na Europa. A estratégia da montadora é incluir conectividade como requisito para a condução autônoma do futuro, com a comunicação de veículo a veículo e de veículo à infraestrutura.

Pretende, ainda, lançar serviços de compartilhamento de carro em Los Angeles com as marcas Peugeot, Citroën e DS, em parceria com o Grupo Bollore, justamente para diversificar os serviços de mobilidade.

A Daimler, dona da Mercedes-Benz, foi a primeira a apostar nessa modalidade. Criou, em 2008, o serviço de compartilhamento Car2Go na Alemanha. O sistema está presente em dezenas de cidades de Europa, Estados Unidos, Canadá e China, e conta com 1,2 milhão de clientes.

Já imaginaram, no Brasil e no mundo, as manifestações de protesto dos motoristas de Uber contra carros com condução independente -- assim como hoje existem protestos de motoristas de táxi contra motoristas de Uber?

É inequívoco que há muito barulho em torno do futuro do transporte. Fato, todavia, é que o financiamento ainda move toda a indústria automotiva no mundo.

Para se manter atualizado sobre o futuro da distribuição de veículos acesse: http://www.megadealer.com.br/

 

 

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